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RSC

Procedimentos para solicitação de RSC

 

LEIA a Resolução IFFLU/CONSUP nº 08/2014.

Providencie a documentação que será usada como pré-requisito ou para comprovação da pontuação.

Solicite aos coordenadores, diretores e aos setores pertinentes, dentre outros, a documentação necessária para a comprovação de sua pontuação conforme critérios do "Quadro de Referência de Critérios" para o RSC-I, II e III (Anexo II da Resolução IFFLU/CONSUP nº 08/2014).

Tire cópia dos diplomas, certificados e outros documentos.

Se você ingressou na carreira antes de 1º de março de 2003 e não tem documentação que comprove suas atividades antes desta data, poderá apresentar Memorial com descrição detalhada da atividade desenvolvida. Mas fique atento! Deve ser produzido um memorial para cada atividade. Além disso, deve ser ressaltado o vínculo dessa atividade com a diretriz do "Quadro de Referência de Critérios" na qual você pretende pontuar. Releia o art. 5º, parágrafo único da Resolução IFFLU/CONSUP nº 08/2014 para maiores esclarecimentos.

Sobre os documentos válidos para comprovação dos critérios, veja o art. 7º da Resolução IFFLU/CONSUP nº 08/2014.

Autentique os documentos comprobatórios e reconheça as firmas das testemunhas dos Memoriais apresentados.

Consulte o art. 5º, parágrafo único, e o art. 6º, inciso IX, da Resolução IFFLU/CONSUP nº 08/2014 para não haver erro nesses procedimentos.

Faça um Relatório Descritivo conforme art. 6º e Anexo I da Resolução IFFLU/CONSUP nº 08/2014. 

Caso deseje, o professor pode utilizar o Modelo de Relatório Descritivo (não obrigatório) disponibilizado pelo Instituto.

Conforme art. 6º da Resolução IFFLU/CONSUP nº 08/2014:

"O relatório descritivo deverá informar, em ordem cronológica, atividades e ocorrências da trajetória acadêmica, profissional e intelectual do candidato ao RSC [...]

Parágrafo único - O relatório servirá de guia para o avaliador, oferecendo informações sobre os documentos que o acompanham, devendo o interessado evitar incluir informações que não sejam comprovadas documentalmente, devendo também, numerar sequencialmente todas as páginas e encadernar o processo com capa PVC transparente e tamanho A4."

Preencha o Quadro de Referência de Critérios para o RSC-I, II e III (Anexo II da Resolução IFFLU/CONSUP nº 08/2014). 

O professor poderá preencher manualmente o formulário ou preencher e imprimir a Planilha de Simulação após ler atentamente o item "Orientações".

Caso preencha a planilha, o professor deve substituir a Capa do Modelo de Relatório Descritivo pela Capa disponível na Planilha de Simulação.

Assine o Relatório Descrito e rubrique suas páginas.

Após imprimir o "Relatório Descritivo" e o "Quadro de Referência de Critérios"/Planilha de Simulação e estando com todos os documentos organizados, o professor deve rubricar todas as páginas do relatório descritivo (conforme exigido no Anexo I da Resolução IFFLU/CONSUP nº 08/2014).

Todas as rubricas e assinaturas deverão ser realizadas com caneta azul.

Sugere-se que o professor também rubrique as folhas do "Quadro de Referência de Critérios" apesar disto não ser exigido pela Resolução.

Numere todas as páginas (Relatório, Quadro de Referência preenchido e documentos)

Sugere-se a seguinte ordem de organização dos documentos:

i) relatório;

ii) cópias dos documentos;

iii) formulário de pontuação (Quadro de referência/Planilha de Simulação).

Encaderne todos os documentos na ordem de numeração das páginas.
Digitalize todos os documentos.

O professor deve considerar que o avaliador terá acesso apenas à cópia digitalizada dos documentos. Desta forma, eles devem estar legíveis.

Recomenda-se a digitalização colorida através de equipamento de escâner ou multifuncional. Não recomendamos fotografar os documentos.

Ainda considerando que o avaliador trabalhará através da leitura dos documentos digitalizados, sugere-se que o professor crie um único arquivo PDF, na ordem de numeração das páginas, a partir dos documentos digitalizados.

10º Copie em um CD o arquivo dos documentos digitalizados.

Escreva no CD o seu nome e matrícula SIAPE.

Mantenha uma cópia dos documentos digitalizados caso ocorra algum imprevisto com a mídia.

11º Coloque em um envelope lacrado os documentos encadernados e o CD. 
Cole na parte externa do envelope uma cópia da "Capa" do Relatório Descritivo.
12º Protocole em seu campus, mediante Formulário Padrão da CPPD, o pedido de RSC
Guarde o comprovante de protocolo.
13º Preencha o Formulário para Cadastro do Avaliado no SIMEC

Baixe o arquivo "Dados para Cadastro do Avaliado no SIMEC".

Envie-o preenchido para o e-mail da CPPD de seu campus de lotação (veja lista de e-mails no menu "Fale Conosco").

Os dados são necessários para cadastrar o professor solicitante no SIMEC e fazer o sorteio de sua Comissão Especial de Avaliação (CEA).

14º Acompanhe o  Centro de Documentação Digital do IFF - CDD.
Após a publicação no CDD da Portaria com a constituição da Comissão Especial de avaliadores a CPPD encaminhará a documentação do docente para avaliação.
15º Verifique regularmente seu e-mail institucional.

O e-mail institucional será o canal oficial e exclusivo para comunicação do resultado da avaliação do pedido de RSC, além de dúvidas dos avaliadores, problemas no processo, solicitação de dados complementares etc.

 Leia também notícia no portal do IFFLU sobre o Reconhecimento de Saberes e Competências-RSC.


Você ainda tem dúvidas? Procure a CPPD de seu campus para outras orientações.